A retenção de líquidos, uma das principais inimigas das mulheres, caracteriza-se por um acumulo excessivo de água entre as células. É uma situação anormal e esses líquidos, se não forem excretados pela urina, provocam inchaço, na barriga, nas mãos, nos pés, nos tornozelos, nas coxas e nos seios, podendo levar a aumentos de peso num único dia.
Quando a retenção de líquidos ocorre nos períodos pré-menstrual e menstrual, a explicação reside nas alterações metabólicas e hormonais próprias desse ciclo. Outro motivo da retenção de líquidos deve-se a insuficiência renal e/ou cardíaca, hipertensão, deficiência no funcionamento da tiróide, e problemas hormonais e circulatórios.
Os hábitos alimentares e a postura diária influenciam muito a possibilidade de reter líquidos no organismo. O principal agente de retenção de líquidos é o sal e confere ao corpo um aspecto inchado,. É preciso ainda prestar atenção aos rótulos dos produtos processados, que podem não patentear “sal” no rol dos ingredientes, mas sim “glutamato de monosódio”, que vem a dar no mesmo.
Beber pelo menos um litro e meio de água por dia, chás ou sucos de fruta natural. Ingerir alho, cebola, abóbora, tomate, alho francês, couve e rúcula favorece a circulação, com diminuição da retenção hídrica. A salsa, rica em vitaminas e minerais, auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, a retenção de fluidos.
Não permanecer muito tempo na mesma posição, nem de pé, nem sentado, e praticar exercício físico e drenagem linfática são outras dicas importantes, tal como evitar bebidas que desidratam (chá, café e, sobretudo, álcool).
Não existe cura para a retenção de líquidos, mas podemos amenizar seguindo as indicações de como melhorá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário