sábado, 3 de dezembro de 2011

Verdades e Mitos

Desvende os mitos sobre a saúde e beleza da pele

Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?
Mito. A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado.


Usar hidratantes após o sol evita o envelhecimento da pele?
Mito. A hidratação não vai evitar o envelhecimento da pele, combaterá apenas o seu ressecamento. Outras medidas devem ser tomadas para se evitar o envelhecimento cutâneo.

Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo.




Câmaras de bronzeamento fazem mal à pele?
Verdade. A exposição aos raios ultra violeta provenientes do sol ou das câmaras de bronzeamento são danosos à pele, desencadeando o fotoenvelhecimento e predispondo-a ao câncer de pele.

Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais?
Mito. Com um protetor solar FPS 15, a pele leva um tempo 15 vezes maior para se queimar do que sem proteção nenhuma. Com FPS 30, este tempo é 30 vezes maior, e assim por diante. Saiba mais sobre Filtros Solares e FPS.

Mesmo filtros solares de FPS alto devem ser reaplicados a cada 2 horas?
Verdade. Se a pessoa vai ficar exposta ao sol após um intervalo de tempo superior a 2 horas desde a última aplicação do filtro solar, deve reaplicá-lo para obter uma proteção eficaz e atingir o FPS do protetor.

A luz da tela de computadores e a "luz fria" de escritórios causam fotoenvelhecimento?
Mito. A quantidade de radiação ultra-violeta emitida pela tela dos computadores e pela luz fria é muito pequena e insuficiente para causar danos à pele.

Desodorante anti-transpirante provoca câncer de mama?
Mito. Não existe nenhuma relação entre o uso do desodorante anti-transpirante e o surgimento de câncer de mama. Este tipo de desodorante pode provocar um quadro obstrutivo das glândulas sudoríparas das axilas, formando nódulos inflamados e dolorosos na região. Saiba mais sobre a hidradenite.

Pele oleosa envelhece menos?
Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

O Botox (toxina botulínica) deixa a pessoa sem expressão?
Mito. Quando o procedimento é realizado sem exagero, tratando apenas os grupamentos musculares que produzem mais rugas, a expressão da pessoa não é afetada. Vale a pena lembrar que nem todas as pessoas formam "pés de galinha" ao sorrir, portanto, porque o uso do Botox tiraria a expressão? Saiba mais sobre o Botox.


www.dermatologia.net

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Drenagem linfática emagrece?


Tem gente que procura os benefícios da drenagem achando que vai perder alguns quilinhos. Mas é bom saber que as mãos dos profissionais não fazem milagre. Drenagem não é dieta. É eliminação de líquidos. Quem precisa perder peso deve adotar uma alimentação saudável e se exercitar com freqüência. A Drenagem ajuda diminuir medidas.
Mulher tem mania de achar que para ficar mais bonita precisa sofrer: injeção, bisturi, choque e massagens que nos deixam roxa. Mas saiba que a Drenagem Linfática é suave e acaba sendo até relaxante e diminui a retenção de líquidos do corpo e elimina toxinas.

O que é: Uma massagem que drena líquidos acumulados nos membros inferiores, principalmente das pernas. Esses líquidos contribuem para o aumento da celulite e do inchaço confundindo algumas mulheres com excesso de peso.


Como é: As manobras são suaves, delicadas e lentas. Gânglios localizados na virilha, axilas e pernas são bombeados para que as toxinas e a água acumulada sejam eliminadas com facilidade sendo recomendado beber bastante água.

Para que serve: Alivia o peso de pernas e pés, trata e previne aquele aspecto ondulado da celulite, ativa a circulação linfática, elimina toxinas e o inchaço, podendo até perder medidas. Também é utilizada para combater o inchaço depois de uma cirurgia plástica.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

QUAL CREME USAR PARA O CORPO?


Existem muito cremes no mercado que podemos usar diariamente ou auxiliar nas sessões de drenagem linfática.
Veremos a seguir algumas indicações.

Corporal
- Para Celulite e Gordura Localizada



Creme de massagem corporal Reduxcel. Reduz à celulite e à gordura localizada.
Modo de usar: aplicar nas regiões que apresentam celulite e gordura localizada através de massagens circulares, com a palma das mãos, até sua completa absorção.
Tratamento home care e profissional.
Composição: cafeína, extrato de centella asiática, extrato de algas marinhas e equisetum arvense (cavalinha).
-Cafeína: possuindo metil-xantia com alto valor de permeação cutânea, age em profundidade nas células adiposas promovendo a lipólise - quebra e queima das moléculas de gordura (triglicerídeos). Também atua na derme, estimulando os fibroblastos para a síntese de colágeno, elastina e outros componentes da matriz extracelular, ocasionando aumento da firmeza da pele.
 -Centella asiática: rico em ativos mediadores do processo inflamatório. Age reorganizando a matriz dérmica.
 -Extrato de algas marinhas: ação hidratante.
 -Equisetum arvense (cavalinha): rico em silício orgânico, elemento estrutural da formação da rede de colágeno na derme, promove ação anti-radical livre e ação firmadora.
Adcos – www.adcos.com.br
 


A pele dispõe naturalmente de milhões de células que armazenam gorduras: os adipócitos. Cada célula do tecido adiposo pode aumentar até 60 vezes o seu volume normal. Mas, sobretudo, a capacidade de estocagem do tecido adiposo pode ser reduzida. Quando os adipócitos alcançam a saturação, eles podem recrutar um reforço de novas células de armazenamento de gordura: os pré-adipócitos.

O envelope cutâneo então se estira para ajustar-se a esse novo volume. Sob contração, as fibras da estrutura cutânea podem alterar-se, acentuando a sensação de volumes em excesso ou volumes rebeldes. A celulite instala-se.

O Creme Redutor de Medidas e Anti-Celulite Lipo-Metric - Vichy, possui dupla ação redutora: atenua os volumes rebeldes, retrai a ondulação cutânea.

Textura foto-afinadora: relevos cutâneos via alisamento ótico por pigmentos que mascaram a aparência da celulite.
Textura hidratante, ultra-penetrante e não-colante, permite vestir-se imediatamente.

Compromisso Vichy: Perda de centímetros em 9 de cada 10 mulheres.

Em 1 mês, 9 de 10 mulheres perderam centímetros.

Resultados em 4 semanas:

- O relevo celulítico alisa-se;
- A circunferência da cintura é ajustada;
- Os culotes são atenudados;
- As medidas das coxas são afinadas;
- Retraídas, as curvas da silhueta afunilam-se.

Estudo clínico em 50 mulheres.

Modo de Utilização: Deve ser usado 2 vezes ao dia. Para uma ação potencializada, aplique o produto, de preferência após o banho, quando a pele está aquecida e os poros dilatados.

Ativos:

- Adrenalyse S: atenua os volumes rebeldes;
- Aminokine G: retrai a ondulação cutânea.





Nivea Bye-Bte Celulite - Redutor de Celulite Gel-Creme contém a poderosa fórmula enriquecida com extrato natural de Lótus que reduz visivelmente os sinais da celulite sem a necessidade de massagear a pele.

A exclusiva combinação do Extrato de Lótus e L-Carnitina deixou a fórmula mais eficaz e poderosa: A L-Carnitina, substância naturalmente presente na pele, age na quebra destas pequenas células, acelerando o metabolismo celular*. A L-Carnitina é uma substância natural - presente em cada célula do corpo humano - que tem a função de combater o acúmulo de gordura corporal. Mesmo na juventude, a produção dessa substância na pele dificilmente atende a todas as necessidades do organismo.

Além disso, sua fabricação começa a diminuir naturalmente quando a mulher chega aos 25 anos. Portanto, nesta faixa etária, os cuidados com a celulite devem ser maiores.
Após 2 semanas, 88% das mulheres notaram a pele mais bonita**.
Após 3 semanas, os sinais de celulite são visivelmente reduzidos sem a necessidade de massagear a pele***.

* Teste in-vitro.
** Testado em 212 mulheres.
*** Testado em 45 mulheres, na região das coxas e glúteos.

Modo de Usar:

O Nivea Gel Creme Bye-Bye Celulite deve ser aplicado 1 ou 2 vezes ao dia nas áreas afetadas, como coxas, culote, glúteos e abdômen.

Fórmula de rápida absorção e textura leve. Hidrata instantaneamente.
Testado e comprovado dermatologicamente.



Gel Redutor Para o Corpo – Mentol e Cânfora – D’agua Natural – 280g
Auxilia na Redução da Celulite, Gordura Localizada e Flacidez.

Eficácia comprovada.
Testado dermatologicamente.
Formulado com mentol e cânfora.

Descrição/Indicação:

É indicado na redução da celulite, flacidez e gordura localizada. Ao ser aplicado sobre a pele, o Gel Redutor D’agua Natural provoca intenso resfriamento. A sua absorção é rápida e não mancha a roupa.

Modo De usar:

Aplique uma leve camada as pernas, nádegas e barriga, uma vez ao dia, realizando uma leve massagem na região. O resfriamento e a ação do gel duram por cerca de 40 minutos. Durante esse período, faça uma atividade física após 2 horas de sua aplicação. Lave bem as mãos após o seu uso. Não aplique o gel antes de dormir, pois a intensa sensação de frio vai lhe causar desconforto. Utilizar o produto por pelo menos 30 dias.

Importante:

Faça a prova do toque antes do uso do pronto, pois o gel provoca intensa sensação de frio e pode causar irritação. Aplique pequena quantidade no antebraço e atrás da orelha. Aguarde 24 horas. Se nesse período surgir irritação na pele, coceira ou outra manifestação no local ou na sua proximidade, fica comprovada a hipersensibilidade ao produto e este não deve ser usado.

Atenção:

Manter fora do alcance das crianças. Produto contra-indicado para crianças. Uso externo. Não usar em saunas, ao sol, com cinta térmica ou com outra fonte de calor. Não usar na barriga durante o período menstrual. Evita contato com os olhos e mucosas. Não aplicar sobre a pele irritada ou lesada. Em caso de irritações suspender o uso imediatamente e procurar orientação médica. Não utilizar na gravidez ou lactação. Proteger da luz e do calor excessivos.

Composição:

Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer (Espessante), Camphor e Menthol (Ativos), Propylene Glycol (Umectante), Alcohol (Solubilizante), Parfum (Perfume), Nonoxynol-9 (Solubilizante), CI 19140 e CI 42090 (Corantes), Sodium Hydroxide (Neutralizante) e Aqua (Veiculo).

Todos os cremes acima podem ser encontrados em qualquer perfumaria.








sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Retenção de Líquidos


A retenção de líquidos, uma das principais inimigas das mulheres, caracteriza-se por um acumulo excessivo de água entre as células. É uma situação anormal e esses líquidos, se não forem excretados pela urina, provocam inchaço, na barriga, nas mãos, nos pés, nos tornozelos, nas coxas e nos seios, podendo levar a aumentos de peso num único dia.
Quando a retenção de líquidos ocorre nos períodos pré-menstrual e menstrual, a explicação reside nas alterações metabólicas e hormonais próprias desse ciclo. Outro motivo da retenção de líquidos deve-se a insuficiência renal e/ou cardíaca, hipertensão, deficiência no funcionamento da tiróide, e problemas hormonais e circulatórios.



Os hábitos alimentares e a postura diária influenciam muito a possibilidade de reter líquidos no organismo. O principal agente de retenção de líquidos é o sal e confere ao corpo um aspecto inchado,. É preciso ainda prestar atenção aos rótulos dos produtos processados, que podem não patentear “sal” no rol dos ingredientes, mas sim “glutamato de monosódio”, que vem a dar no mesmo.
Beber pelo menos um litro e meio de água por dia, chás ou sucos de fruta natural. Ingerir alho, cebola, abóbora, tomate, alho francês, couve e rúcula favorece a circulação, com diminuição da retenção hídrica. A salsa, rica em vitaminas e minerais, auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, a retenção de fluidos.
Não permanecer muito tempo na mesma posição, nem de pé, nem sentado, e praticar exercício físico e drenagem linfática são outras dicas importantes, tal como evitar bebidas que desidratam (chá, café e, sobretudo, álcool).
Não existe cura para a retenção de líquidos, mas podemos amenizar seguindo as indicações de como melhorá-la.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Celulite!!! Qual grau você está?

Chamada cientificamente de Paniculopatia edemo fibroesclerótica ou Lipodistrofia Ginóide, a Celulite é a grande vilã das mulheres.

A Celulite é proveniente do aumento do tecido gorduroso, que comprime os vasos sanguíneos, dificultando a drenagem de líquidos e toxinas. A deficiência na circulação e na drenagem dos líquidos e toxinas irá fazer com que haja alterações na pele. Essas alterações dão à pele o aspecto acolchoado (com furos aparentes), a tão chamada celulite.

Muitas mulheres não sabem, mas há vários tipos de celulite. Se você apresenta um quadro de celulite, verifique o estágio dela através da explicação abaixo:



ESTÁGIOS DA CELULITE

Sem Celulite - Estágio Normal
. Tecido gorduroso é ricamente irrigado;
. As células gordurosas são de tamanho e forma normais;
. Os vasos sanguíneos são eficientes e apresentam tamanho normal;
. Não existe edema no tecido.

ESTÁGIO I

. Há o aumento de volume das células do tecido gorduroso;
. A circulação ainda está normal, há apenas uma discreta dilatação das veias do tecido gorduroso;
. Nesse estágio a celulite não é visível a olho nu.
. A recuperação, nesse caso, é total.

O que pode ser feito para tratar a Celulite do Estágio I?

. Drenagem linfática (deve ser aplicada apenas por profissionais da área - esteticistas, massoterapeutas, fisioterapeutas, entre outros);
. Uso de Cosméticos com ativos como: Cafeína e Nicotinato de Metila;
. Exercícios;
. Os resultados são ótimos. A recuperação é total e em um curto período de tempo.

ESTÁGIO II

. Células gordurosas se tornam mais volumosas, inclusive as da camada mais profunda;
. O tecido apresenta certo grau de fibrose;
. Há a alteração circulatória devido ao aumento do volume das células. O sangue e a linfa são represados, o que dificulta a eliminação de toxinas;
. Quando a pele é apalpada, observam-se irregularidades na pele (pequenos "furos");
. Não há presença de dor.

O que pode ser feito para tratar a Celulite do Estágio II?

. Drenagem linfática (deve ser aplicada apenas por profissionais da área - esteticistas, massoterapeutas, fisioterapeutas, entre outros);
. Tratamentos com o uso de aparelhos, como Ultra-Som, Eletrolipoforese, entre outros (também devem ser realizados apenas por profissionais da área - esteticistas, massoterapeutas, fisioterapeutas, entre outros);
. Uso de Cosméticos com ativos como: Cafeína, Nicotinato de Metila, entre outros;
. Exercícios e reeducação alimentar;
. Os resultados são bons. Pode-se esperar recuperação total.

ESTÁGIO III

. As células continuam aumentando de volume;
. Há o desordenamento das células do tecido e aparecimento de nódulos profundos;
. Há o aparecimento de fibrose (endurecimento do tecido de sustentação da pele);
. A circulação se torna cada vez mais comprometida, com aparecimento de microvarizes e pequenos vasos;
. Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas.

.O que pode ser feito para tratar a Celulite do Estágio III?

. Deve-se realizar os mesmos tratamentos que no estágio II, mas é necessário maior quantidade de sessões;
. A recuperação é boa, mas um pouco mais lenta.

ESTÁGIO IV

. O Inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado;
. O tecido de sustentação se torna endurecido;
. A circulação de retorno se torna comprometida;
. A celulite é dura e a pele fica lustrosa, cheia de depressões e com aspecto acolchoado;
. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço torna-se presente;

O que pode ser feito para tratar a Celulite do Estágio IV?

. Drenagem linfática continuamente (deve ser aplicada apenas por profissionais da área - esteticistas, massoterapeutas, fisioterapeutas, entre outros);
. Tratamentos com o uso de aparelhos, como Ultra-Som, Eletrolipoforese, entre outros (também devem ser realizados apenas por profissionais da área - esteticistas, massoterapeutas, fisioterapeutas, entre outros);
. Uso de Cosméticos com ativos como: Cafeisilane C, Cafeína, Nicotinato de Metila, entre outros;
. Exercícios físicos regularmente;
. Reeducação alimentar;
. O tratamento é lento e a melhora é parcial;
. Eventualmente, pode ser realizada subcisão e lipoescultura.

LOCAIS DE APARECIMENTO DA CELULITE

. Região glútea;
. Região lateral da coxa;
. Faces internas e posterior da coxa;
. Abdômen;
. Nuca e parte posterior e lateral dos braços;
. Face interna dos joelhos;
. Em pessoas predispostas, pode atingir até mesmo o tornozelo.

FATORES QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DA CELULITE

. Predisposição genética familiar;
. Alimentação em excesso, principalmente à noite;
. Pouca ingestão de água, e excesso de sal;
. Vida sedentária;
. Má alimentação;
. Fumo;
. Roupas apertadas;
. Dificuldade de circulação e eliminação das toxinas do organismo;
. Alterações hormonais, entre outros

Fonte : http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1734

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O que é Carboxiterapia

A Carboxiterapia é um tratamento usado no combate de celulites, estrias e flacidez. A Carboxiterapia (Carbox) é o termo conhecido na terapêutica subcutânea (hipodérmica) do Anidro Carbônico – CO2 – Gás Carbônico. Deve-se sempre ser realizado por médicos treinados. Segundo especialistas, a Carboxiterapia funciona, e é o tratamento mais moderno no Brasil, para o combate de Celulites.


Indicações da Carboxiterapia

Como citado anteriormente, a Carboxiterapia é recomendada e indicada ao tratamento de combate às celulites, estrias e flacidez.

Origem

Desenvolvida na França nos anos 30 (Águas Termais de Royat) e liderada pelo Dr. Jean Baptiste Romuef através de um estudo de aproximadamente 20 anos. Desde então, a Carboxiterapia vem sendo amplamente utilizada em várias áreas da medicina.

Como funciona

O gás carbônico é normalmente encontrado em no nosso organismo. Em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min. do mesmo, aumentando em até 10 vezes frente a esforços físicos intensos. Durante o tratamento, nosso médico (a) especializado (a) na carboxiterapia irá controlar a infusão do fluxo e o volume total injetados dentre estes parâmetros, utilizando-se fluxos entre 20 e 100 ml/min. e volume totais administrados entre 600 ml e 1 litro.
A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido está muito bem estudada. Promovendo a vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2), há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, melhorando a micro-circulação, a oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr), ajudando a dissolver os nódulos de celulite e a ruptura das células de gordura.

Quantidade de seções

É possível notar a pele mais saudável, enrijecida e a redução de alguns centímetros nas medidas, normalmente, a partir da quinta a oitava sessão. O tratamento inclui de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes por semana. A sessão da Carboxiterapia dura de 15 minutos a 30 minutos, dependendo da região.

Preços da Carboxiterapia

A carboxiterapia deve ser feita por um médico especialista. Procure centros e clínicas de estética renomados, e pesquise sempre o PROCON e outros órgãos antes de começar a fazer o tratamento. O preço gira em torno de R$ 80,00 à R$ 120,00 por sessão da Carboxiterapia. O resultado começa a ser notado em geral a partir da 3a sessão de Carbox.

Riscos e dor

Os especialistas que conhecem o tratamento afirmam que a carboxiterapia não apresenta riscos, logicamente se for bem realizado, de uma maneira corretamente e o mais importante feito por médicos competentes. Segundo o site Sempre Tops. Entretanto, pelos comentários, pudemos notar que os pacientes que foram submetidos à seção de Caboxiterapia, afirmam que sentiram muita dor.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Notícias!!!

Europa proíbe técnicas contra celulite e gordura localizada
Tratamentos que prometem acabar com a celulite e a gordura localizada, como mesoterapia (injeção de medicamentos sob a pele), laser, carboxiterapia (injeção de gás carbônico sob a pele), radiofrequência e ultrassom, podem estar com os dias contados na Europa.
A França decidiu proibir a aplicação de algumas dessas técnicas por causa dos riscos à saúde e a Espanha deve aumentar as restrições.
Prática precisa ser regulamentada
Apesar de protestos de profissionais que trabalham com a área, a União Européia prepara um decreto para regulamentar a prática, que cresce no vácuo legal.
O Brasil vai na mesma linha e o Conselho Federal de Medicina (CFM), está elaborando um manual de publicidade médica para coibir os abusos na chamada medicina estética, especialidade que não é reconhecida pelo CFM.
O Ministério da Saúde da Espanha está consultando autoridades francesas para saber os motivos dos vetos a procedimentos alternativos à plástica e associações de médicos e pacientes exigem a elaboração de normas determinando quem, como e onde as técnicas podem ser aplicadas.
O problema é que certos métodos contra a gordura localizada, como mesoterapia e aplicação de ondas ultrassônicas, não são considerados atos médicos na maioria dos países.
Quebra da gordura é um dos alvos da proibição
Um dos alvos da proibição é a lipólise, a quebra de gordura e a sua degradação, feita por meio de injeções de uma mistura de água destilada, bicarbonato de sódio e cloreto de sódio.
O governo francês também proibiu a carboxiterapia. Esta técnica, popular no Brasil, injeta dióxido de carbono na área tratada para romper as células de gordura. E vetou ainda a lipólise com laser transcutâneo, se não for acompanhada de lipoaspiração.
Complicações graves na França
Na França, a Alta Autoridade de Saúde do país definiu os tratamentos como arriscados e relatou complicações graves em 23 pacientes submetidos a ultrassom contra celulite e gordura localizada.
Eles sofreram necrose, hematomas ou tromboses. Dez precisaram de cirurgia para se recuperarem dos danos.
Uso da fosfatidilcolina (Lipostabil) já é proibido no Brasil
A França também proibiu a mesoterapia, porque a técnica pode causar sérias infecções. E vetou ainda técnicas que usam produtos lipolíticos, como a fosfatidilcolina (lipostabil), que pode causar hematomas, edemas, nódulos e alergias. No Brasil, o uso do lipostabil para fins estéticos foi proibido pela ANVISA.
Na Espanha, a Associação de Defesa do Paciente, moveu ação judicial em defesa de 28 mulheres infectadas gravemente por uma bactéria num tratamento de mesoterapia. Elas tiveram que tomar antibióticos por um ano e algumas sofreram lesões irreversíveis.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia diz que é necessário fazer pesquisas sérias sobre evidência científica de segurança e eficácia de tratamentos estéticos.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica diz que as técnicas não cirúrgicas contra a celulite e gordura localizada podem ter valor, se aplicadas com aparelhos e substâncias aprovadas pela ANVISA e respaldo da medicina baseada em evidências científicas.
Alerta, ainda, para os riscos de se submeter a técnicas invasivas com profissionais não habilitados e em ambientes sem condições de higiene.
Fonte: Jornal O Globo (24/04/2011)

terça-feira, 14 de junho de 2011

O frio chegou!!!



E com ele algumas mudanças podem ser percebidas na nossa pele, principalmente nas cidades mais ao sul do país, onde ele é mais intenso. A pele torna-se mais ressecada e áspera, chegando a descamar em alguns locais.
Por outro lado, aqueles que tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborréica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo) nesta época do ano.
Sendo assim, veja algumas dicas para manter sua pele saudável enquanto o calor não volta.
Pele ressecada e/ou descamativa
  • não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele
  • evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes"
  • se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas)
  • logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
Aumento da oleosidade
  • evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar
  • evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade
  • evite alimentos gordurosos
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
  • só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)
  • se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica
Rachaduras labiais
Se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo:
  • em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes
  • não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento
  • beba bastante água
Proteção solar
O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.
Portanto, apesar de você não se "queimar", o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

fonte: dermatologia.net

quarta-feira, 8 de junho de 2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Peeling de Diamante


O peeling de diamante é uma dermoabrasão que tem como função a renovação da pele, contribuindo na remoção de cicatrizes, manchas de pigmentação e rugas finas restaurando a estrutura da pele.

O peeling de diamante ou também chamado de peeling diamantado, é menos invasivo do que outros métodos de tratamento facial e causa menos danos em razão do tamanho dos cristais de diamante proporcionando, assim, um procedimento seguro e indolor eliminando a necessidade de anestesia.

A remoção mecânica da camada superior da pele morta contribui não só para a melhoria da circulação sanguínea na pele e conseqüente aumento da taxa metabólica nos tecidos da pele, mas também estimula o colágeno, elastina e ácido hialurônico, tornando a pele mais elástica, suave e fresca.

O procedimento do peeling diamantado não requer qualquer tipo de recuperação permitindo que os pacientes retornem imediatamente para seu trabalho diário e atividades sociais. Apenas é necessário ficar mais atento com o cuidado em lidar com a nova pele. Durante esse período faz-se necessário o uso de protetor solar, evitanto ficar próximo a objetos muito quentes ou ficar exposto à luz solar direta.

O peeling de diamante é uma técnica que pode ser associado ao uso de produtos cosméticos, realizando sua aplicação de acordo com o tratamento proposto, como por exemplo tratamentos de hidratação profunda, limpeza de pele, clareamento de manchas, redução de linhas de expressão e etc.

sábado, 14 de maio de 2011

Beneficios da Drenagem Linfática




Os movimentos são suaves e delicados durante a sessão de drenagem linfática manual. É recomendada também quando o próprio sistema linfático está comprometido em seu funcionamento. Se a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará, causando o inchaço e impedindo a limpeza adequada do organismo.
Portanto, toda vez que o corpo apresenta inchaço (edema) interno ou externo, a massagem linfática pode ser uma boa opção. O edema pode ser causado por deficiências circulatórias, traumas (acidentes) ou cirurgias. Um dos casos mais conhecidos da aplicação bem sucedida da drenagem linfática é no pós-operatório da cirurgia plástica, contribuindo para um retorno mais rápido da sensibilidade das áreas operadas.
Num lifting facial, por exemplo, o hematoma e o inchaço só melhoram com duas sessões semanais de drenagem linfática, sendo que a primeira pode ser feita a partir da autorização do cirurgião. Os movimentos da drenagem linfática auxiliam na cicatrização e na absorção de hematomas, diminuem a retenção de líquidos e ainda produzem o relaxamento corporal e mental do paciente. 
O que a massagem faz é ativar o sistema linfático, que fica logo abaixo da pele. Ele é formado por capilares, vasos e mais de 400 gânglios e tem como função principal transportar e absorver os líquidos que ficam nos espaços intracelulares - em caso de cirurgia, essa quantidade é muito maior por causa do rompimento dos vasos.
Durante a sessão de drenagem linfática, os gânglios são pressionados para que consigam bombear os líquidos retidos nos órgãos excretores para purificar a linfa e enriquecê-la com os linfócitos - que são as células de defesa. E, só então, ela é devolvida à corrente sangüínea. Pelo fato de fazer o fluído `caminhar`, o corpo desincha, se fortalece contra as infecções, ativa a circulação nas pernas, diminuindo as dores e a sensação de peso. Há melhora também da oxigenação e da nutrição dos tecidos, resultando em pele, unhas e cabelos muito mais bonitos. Indiretamente, os toques ainda estimulam o funcionamento de alguns órgãos internos, especialmente d intestino.
Então aproveite e vá direto a uma clinica pra fazer a sua!!!!

sábado, 7 de maio de 2011

Doenças de Pele


Melasma / Cloasma
O que é?       
O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico.
A doença aparece principalmente nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.
Manifestações clínicas
A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. As manchas geralmente tem limites precisos e são irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar.
Tratamento
Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais hormonais (pílula).
O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência.
Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.
O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentantes, aplicadas na pele. A associação dos despigmentantes com alguns tipos de ácidos geralmente aumenta a eficácia daqueles. Quando o pigmento se localiza mais profundamente, a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.
Peelings superficiais podem acelerar o processo facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista com a aplicação da esteticista.
Podendo utilizar combinações de peeling físico, químico, enzimático e ainda o laser . Nos melasmas mais profundos pode ser utilizado peeling forte e mais abrasivo, que faz um lixamento da pele, descamando por completo para que nasça uma pele mais saudável e livre de manchas.
A quantidade de sessões são indicadas a cada caso.


Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/cloasma.shtml

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Homenagem no Dia das Mães

No dia 07/05/2011 estarei no Colégio Emilie de Villeneuve homenageando as mães aplicando um dos melhores tratamentos para amenizar linhas de expressão. Peeling de Hortelã e Hidratação com Máscara de Ouro.

Cuidados com a pele


                  
A pele é a primeira parte do corpo que sente as mudanças pelas quais passamos durante nossa vida. Esfriou de repente? A pele fica mais ressecada. Os dias de vento da primavera? Sua pele parece adivinhar e perde elasticidade. Tanto quanto as variações climáticas, o tempo, este grande vilão, vai traçando desenhos em nós... A lendária Coco Chanel dizia que não existiam mulheres feias, apenas mulheres descuidadas. Nunca em toda a história dos cosméticos isto foi tão verdadeiro. Acredite, com alguns cuidados muito simples você prolonga a saúde e a juventude de sua pele.
O ideal é procurar a orientação de um bom profissional e usar sempre produtos específicos para sua pele.

Passos para manter a pele saudável;
1-     Higienização
Promove limpeza facial sem agredir a pele.
2-     Tonificação
Equilibram o Ph da pele, elimina resíduos de sujeiras que não foram totalmente eliminados na etapa de higienização.
3-     Esfoliação
Os esfoliantes se encarregam da limpeza mais profunda e ajudam a retirar os resíduos que entopem os poros, mas devem ser usados apenas uma vez por semana. Em alguns casos, duas vezes por semana: as partículas do produto, responsáveis por aquela sensação de "areia" que vai "lixando" a pele, podem mesmo se transformar em uma agressão, sobretudo nos locais mais sensíveis, como em torno dos lábios. Importante: nenhum esfoliante deve ser usado na região dos olhos!
4-     Hidratação Intensiva
Essa fase resgata a umidade perdida e evita o ressecamento pela ação de raios solares, poluição e vento.
5-     Fotoproteção Diária
Protege da ação do sol e do envelhecimento precoce.

A limpeza da pele deve ser feita de manhã e a noite, exceto a esfoliação.