segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Limpeza de Pele Japonesa

Os japoneses têm muito cuidado com a aparência da pele, não fazem limpezas com extracção para evitar as sequelas derivadas do tratamento, geralmente, as peles submetidas às limpezas convencionais ficam muito vermelhas e sensíveis podendo ter marcas irreversíveis. Eles entendem que não é possível recuperar a beleza de pele somente com cuidados externos, uma das causas além do ambiente onde vivemos e o stress são as nossas funções celulares internas que podem estar em total desarmonia. A pele as vezes apresenta uma desordenação total e para retornar as células ao formato ideal contamos com a vibração minuciosa do Ultra som que traz resultados efetivos por ser uma limpeza de dentro para fora. Com a limpeza de pele Japonesa podemos recuperar a beleza da pele através de cuidados internos.

 O equipamento usado chama-se Super Sonic e não provoca descamação nem vermelhidão, em contacto com a pele promove uma completa “varredura”, eliminando as células mortas, expulsando impurezas, pontos negros (cravos) e acelerando o metabolismo, a renovação celular e a produção de colágeno e elastina. Consegue-se também na mesma sessão um enrijecimento porque também trabalha os músculos faciais. O tratamento é indolor, não agride e nem deixa a pele avermelhada como é comum nos outros tratamentos, fazendo com que a pele reaja muito bem à aplicação, potencializando a ação dos produtos hidratantes e nutritivos. Os resultados do tratamento têm sido muito satisfatório, principalmente em pessoas com peles mais maduras, acneicas e oleosas que estejam ressacadas e sem viço. Podemos perceber uma melhora na estética em geral, no processo anti-envelhecimento, no clareamento da pele, na formação de rugas e marcas de expressão, hipercromias, acne, alem de organizar a textura da pele.

Técnica com 5 efeitos:
Aquecimento: Melhora circulação sanguínea, fluxo linfático e metabolismo.
Vibração: Treinamento das células pela vibração do som (micro massagem), o melhoramento obtido é o formato ideal das células onde elas se alinharão trazendo de volta a condição natural da pele.
Infiltração: Sonoforese, aumenta a permeação de ativos contidos no gel.
Excreção: Na parte interna as impurezas são eliminadas pelo ducto linfático. Na parte externa são excretados e com a eliminação dos excrementos conseguimos uma formação celular com o balanço hídrico ideal. Funcionando como um depurativo.

fonte. niponspa.com

ACNE ( cravos e espinhas)

O que é?

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Manifestações clínicas da acne

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
Acne Grau 1: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
acne grau 1
Acne grau 1
Acne Grau 2: cravos e “espinhas” pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
acne grau 2
Acne grau 2
Acne Grau 3: cravos, “espinhas” pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
acne grau 3
Acne grau 3
Acne Grau 4: cravos, “espinhas” pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.
acne grau 4
Acne grau 4

Tratamento

Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.
O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.
A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.
Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.
acne
Acne antes e depois do tratamento
Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.
O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.
O tratamento da acne deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso. Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele. A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, paciência. Esclareça suas dúvidas com o dermatologista que o acompanha, ele sempre poderá ajudá-lo.
É importante saber que algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que seu médico precise trocar a sua medicação caso o tratamento inicial não esteja surtindo efeito para o controle da doença.

fonte. dermatologia.net

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CELULITE - 15 MITOS E VERDADES

A celulite acomete até 98% das mulheres. Apesar de tão comum, ainda existem muitos mitos ao seu respeito
Você tem celulite? Então não se preocupe, pois você não está sozinha, estima-se que mais de 90% das mulheres apresentam ou irão apresentar celulite em algum momento de suas vidas.
Apesar de muito comum, existem ainda muitas dúvidas e informações equivocadas a respeito de sua causa e controle.

1) A celulite é causada por excesso de toxinas no seu corpo.
MITO. A celulite surge quando os depósitos de gordura começam a pressionar as camadas de fibras de colágeno do chamado tecido conjuntivo (camada da pele que fica acima da gordura). Estas fibras de colágeno podem ser enfraquecidas por ação de hormônios, falta de atividade física e tônus muscular, excesso de gordura localizada e má circulação. Mas a condição não é causada por presença de toxinas no organismo.

2) Mulheres tem mais celulite que os homens.
VERDADE. As mulheres tendem a acumular mais gordura nos quadris e coxas, e, além disso, tem menor quantidade de tecido de suporte para manter “tudo no lugar”.

3) Apenas mulheres acima do peso apresentam celulite.
MITO. Ela pode ou não estar associada à obesidade. Apesar de surgir também em mulheres magras, a celulite tem seu aspecto piorado com o sobrepeso, uma vez que o aumento das células gordurosas comprime os vasos sanguíneos e linfáticos gerando inchaço e fibrose.

4) Beber água ajuda o quadro.
VERDADE. Além disso, adicione em sua rotina alimentos com alta quantidade de água, como tomate, pepino e rabanete.

5) Refrigerante piora a celulite.
VERDADE. As bebidas gaseificadas comumente apresentam alta quantidade de sódio causando retenção de líquidos.

6) Cremes anticelulite tem boa ação no problema.
MITO. A penetração destes produtos é muito restrita e não consegue alcançar a camada de gordura, onde está o problema. O que ocorre é uma melhora da textura e qualidade da pele apenas. Em estudos os cremes contendo retinóides mostraram efeito temporário nas áreas de celulite pela sua capacidade de aumentar as fibras colágenas, dando maior força a pele.

7) O consumo de sal deve ser reduzido.
VERDADE. A ingesta excessiva de sódio leva a retenção hídrica. Diminua o sal no preparo dos alimentos e reduza também a ingestão de alimentos processados, industrializados, enlatados, embutidos e em conserva.

8) Alguns alimentos podem ajudar no tratamento.
VERDADE. Alimentação saudável e rica em fibras e alimentos antioxidantes é capaz de reduzir a inflamação no seu organismo.

formacao-da-celulite-dermatologia-e-saude9) Tende a ficar pior com a idade.
VERDADE. Com o passar dos anos as mulheres diminuem a produção do estrogênio que tem papel na manutenção da parede dos vasos sanguíneos. Menos estrogênio é igual a pior circulação e menor produção de fibras colágenas, levando a uma deterioração do tecido conectivo envelhecido.

10) Existe uma tendência familiar.
VERDADE. Se sua mãe e avó tem celulite, você tem maiores chances de desenvolvê-la. Porém a genética é apenas uma pequena parte de todo um somatório de eventos no surgimento da celulite.

11) Exercício físico melhora a celulite.
VERDADE. Fazer atividades físicas com regularidade pode prevenir e até mesmo melhorar o aspecto de quem já tem celulite. A prática pode diminuir depósitos de gordura, aumentar o tônus muscular e combater a flacidez além de melhorar a circulação.

12) A melhor atividade física é a aeróbica.
MITO. O exercício aeróbico pode auxiliar nas pacientes que necessitam reduzir peso, porém é necessário trabalho de força. Estudos mostram que os pacientes que associaram exercícios aeróbicos aos de força perderam mais peso e tiveram melhora mais importante na composição corporal do que os pacientes que fizeram apenas atividades aeróbicas.

13) Tratamentos não invasivos podem melhorar.
VERDADE. Laser, radiofrequência, endermologiae drenagem linfática são efetivos em curto prazo, porém nenhum trará resultados definitivos. Todos os tratamentos requerem manutenção.

14) Lipoaspiração é a solução para as áreas com celulite.
MITO. O procedimento pode inclusive deixar a distribuição da camada de gordura ainda mais desigual. A lipoaspiração é indicada para regiões com acúmulo de gordura no intuito de esculpir o contorno corporal.

15) O cigarro pode influenciar a aparência final da celulite.
VERDADE. O tabagismo leva a uma piora na circulação, enfraquecimento e quebra das fibras de colágeno, deixando a pele mais susceptível às protrusões da camada de gordura.

fonte: dermatologiaesaude.com.br