sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Beneficios da Drenagem no Pré e Pós Operatório

Cada dia mais pessoas estão se submetendo às cirurgias estéticas faciais e/ou corporais, isto vem ocorrendo devido o momento de culto a perfeição da beleza em que vivemos, além das pessoas possuírem maiores informações e facilidades nos dias de hoje, principalmente no quesito pagamento, pois as próprias clínicas possibilitam financiamentos.

Muitos cirurgiões plásticos indicam a drenagem linfática, pois, reconhecem que esta técnica aliada à cirurgia realizada, trará melhores resultados finais e uma recuperação mais rápida da cliente. Dentre as cirurgias plásticas mais comuns, estão: lipoaspiração, abdominoplastia, mastoplastia de aumento ou redução, blefaroplastia, ritidoplastia, rinoplastia, entre outras.

A drenagem linfática tem como objetivo principal promover a retirada dos líquidos excedentes que o organismo acumula no pós-operatório, assim, para que a mesma seja realizada de maneira correta, é necessário que a profissional tenha um bom conhecimento anatômico e fisiológico do sistema linfático. 

A seguir alguns dos benefícios básicos que a drenagem linfática promove em cada uma das fases.



Benefícios no pré-operatório:

  • Melhorar a circulação sanguínea e linfática, pois são vitais para o reparo tecidual;
  • Melhorar penetração de produtos nutritivos e hidratantes para preparo da pele para a cirurgia;
  • Produzir relaxamento físico para aliviar ansiedade e tensão;
  • Auxiliar na prevenção de fibroses, seromas e outras complicações.

Benefícios no pós-operatório:

  • Alívio da dor;
  • Alívio do edema e equimoses;
  • Auxílios necessários para reparação tecidual;
  • Prevenir formação de aderências;
  • Auxiliar no fluxo normal de sg e linfa;
  • Auxiliar o processo de cicatrização;
  • Inibir cicatrizes hipertróficas;

O ideal é que a cliente realize a drenagem no pré e pós-operatório, mas caso isso não seja possível, é indispensável que ao menos no pós-operatório a técnica seja realizada.

fonte: www.escolabompastor.com.br 

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Massagem modeladora: melhora circulação e aspecto do corpo

A massagem tem movimentos mais vigorosos do que a drenagem linfática e resultados temporários

O que é massagem modeladora

A massagem modeladora é uma massagem feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. A atribuição de que ela quebra gorduras é controversa, já que muitos médicos afirmam que é impossível quebrar a gordura apenas com o movimento das mãos. Mesmo assim, a massagem atua também na circulação, melhorando o metabolismo da região. Dessa forma, ela acaba sendo eficiente contra a celulite, mas apenas nos graus leve e moderada. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros.

As principais finalidades da massagem modeladora são ativar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea e estimular respostas neuromusculares, o que dá a impressão de estar com o corpo mais rígido logo após o procedimento.

A massagem modeladora tem movimentos mais vigorosos que a drenagem linfática, executados de forma rápida e firme. Geralmente ela é restrita a áreas com grande acúmulo de gordura, como: abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e às vezes nos braços.
Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso indica que o procedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região. Além disso, as marcas roxas significam má oxigenação na área, algo que vai contra os princípios da técnica.

Grávida pode fazer?

Não, essa massagem, por ter movimentos mais fortes e vigorosos, pode prejudicar gestantes, causando até mesmo contrações precoces ou abortos.

Alie massagem modeladora a...

Alimentação balanceada Se você quer ter o corpo em forma, não adianta, comer bem é essencial. Até porque, são as calorias em excesso e as gorduras mal escolhidas que vão se converter nos pneuzinhos. Consumir de forma equilibrada os macronutrientes (gordura, carboidratos e proteínas), bem como consumir apenas a energia que você gasta ao longo dia, são estratégias importantes para não ficar sempre repondo a gordura.

Atividade física

A melhor forma de converter massa gorda em massa magra é praticando exercícios. Além de reduzir a gordura corporal, a atividade física ajuda a turbinar os resultados da sua massagem modeladora.

Fonte: minhavida.com.br

RADIOFREQUÊNCIA HERTIX

O Hertix é um gerador de radiofrequência que através do efeito da corrente elétrica alternada de alta frequência induz calor nos tecidos dérmicos. O objetivo do tratamento é aumentar a temperatura do tecido entre 38° a 40°C e mantê-la. Isto desencadeia uma sequência de reações fisiológicas: o aquecimento do tecido induz o aumento da circulação local e estímulo à formação de novo colágeno.

Como funciona:

Durante a aplicação, o calor gerado deve ser monitorado de acordo com o relato do paciente e medido através de um termômetro. Desta forma, o profissional monitora o aumento de temperatura até que a temperatura ideal seja atingida. É usado de cinco a dez minutos de aplicação por região, portanto o tempo total de aplicação é de acordo com a necessidade do paciente.

O aquecimento tecidual endógeno é conseguido através das características construtivas para cada tipo de eletrodo aplicador, onde o fluxo da corrente elétrica de alta frequência no tecido local provoca a elevação da temperatura por efeito joule (aquecimento seletivo tecidual). Como resultado, as fibras colágenas contraem aumentando a síntese de um novo colágeno (neocolagenese progressiva). Além disso, há um incremento no aporte sanguíneo e vascularização na área promovendo a descompressão dos tecidos tratados, justificando os efeitos do fluxo da corrente de radiofrequência na celulite, fibrose, aderências teciduais e flacidez de pele.

Benefícios do tratamento:

•  Reduzir a flacidez da pele;
•  Melhorar o aspecto e aparência da pele;
•  Redução celulite de grau 1 a 3;
•  Rejuvenescimento da pele;
•  Adiposidade localizada.

Este tratamento possui resultados comprovados imediatos e de longo prazo, o aquecimento induzido aumenta o metabolismo das células dos fibroblastos e a remodelação do colágeno, o que gera a aparência de uma pele mais firme e retraída a longo prazo.

Regiões de aplicação:

•  Braço, pernas e abdômen (Flacidez);
•  Coxa posterior e anterior (Regiões com celulite grau 1 a 3);
•  Glúteos e culote;
•  Região de fibrose pós-cirúrgica.
•  face, pescoço e colo (Flacidez)

O Tratamento dói?

Não. O tratamento é indolor, não invasivo e não ablativo, o que faz com que a rotina diária dos pacientes não seja alterada. O procedimento é acompanhado por uma sensação de intenso calor e eritema moderado que é mantido por algumas horas.
Posso aplicar em qualquer época do ano?
Sim, é um tratamento possível de ser realizado em qualquer época do ano ou fototipo do paciente.

Frequência:

O número de sessões se relaciona ao objetivo do tratamento, metabolismo individual, tipo de pele, grau de flacidez e idade. Mas é possível nas primeiras sessões observar os resultados positivos.
Contraindicação:
Utilizar marca passos, câncer com metástase, gravidez, diabetes mellitus, infecções sistêmicas e imunossupressão, trombose, pós operatório imediato.