Para aqueles pelos que insistem em crescer onde não deviam e para se acabar com o eterno sofrimento da depilação com cera, hoje já podemos lançar mão da depilação definitiva.
Os modernos aparelhos de laser ou de luz pulsada podem reduzir permanentemente o número de pelos e são uma boa opção de tratamento.
A luz pulsada não é um laser, mas também funciona utilizando a luz como energia de tratamento. O procedimento funciona melhor em pessoas de pele clara e pelo escuro, pois a luz é atraída pelo pigmento escuro, descarregando sua energia nas áreas pigmentadas e destruindo o folículo piloso.
Em pessoas de pele escura ou bronzeada, o uso da luz pulsada ou do laser pode resultar em manchas claras e em pessoas de pelos claros o resultado não será bom pois muitos pelos não serão atingidos.
Segurança com ponteiras resfriadas
O procedimento é simples, de fácil execução e seguro, se respeitadas
as condições acima, principalmente nos aparelhos mais modernos, que
utilizam ponteira resfriada para proteger a pele do calor provocado pela
luz. Entre os lasers, pode ser utilizado o laser de rubi, mas o laser de diodo é o mais utilizado devido à sua segurança para uso em pessoas morenas ou bronzeadas, sendo raras as ocorrências de manchas quando energias mais baixas são utilizadas.
Pele escura ou bronzeada = mais sessões e mais risco
Nas pessoas morenas ou bronzeadas, a energia usada terá que ser mais
baixa e o tempo de exposição ao laser mais longo para se evitar o risco
de queimaduras. Isso diminui a eficácia do método e exige maior número
de sessões. O ideal é a pele não estar bronzeada para um melhor
resultado. Os três tipos de aparelho citados acima são aprovados pelo FDA (órgão de controle de medicamentos dos EUA) para a depilação definitiva, ou seja, redução permanente do número de pelos.
Os pelos que não são eliminados, geralmente crescem mais lentamente, são mais finos e mais claros. Vale a pena lembrar que é necessário mais de uma sessão de laser (4 a 6) para a obtenção de resultados satisfatórios.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista